Livros
"
Roteiro histórico e geográfico da formação dos engenhos e oficinas que no século 20 deram origem ao pólo metal-mecânico de Sertãozinho
"
Filhos do Fogo
Memória Industrial de Sertãozinho
1896-1996

Por inacreditável que pareça, um pouco se conhece do passado econômico da região mais badalada do interior paulista.
Cantada como Califórnia brasileira dos anos 80 deste século 20 e Eldorado do final do século 19, a região de Ribeirão Preto chegou a ser um dos pilares da Velha República, graças a riqueza cafeeira, construída por imigrantes italianos que vieram tocar fazendas inviáveis nas mãos de escravos anti-econômicos.
O mito da suprema fertilidade da terra roxa (terra rossa, para os italos) esconde a dura realidade: trabalhou-se muito (e ainda se trabalha) para criar toda essa riqueza. Esse é o tema deste livro.
Numa narrativa jornalistica, baseada principalmente em depoimentos orais, Geraldo Hasse reconstrói em FILHOS DO FOGO a trajetória industrial de Sertãozinho (distrito de Ribeirão Preto até 1898) e fornece informações essenciais para se compreender como, derrubando floresta, trabalhando a madeira, criando lavouras, abrindo oficinas e fundindo metais, uma comunidade do interior extremamente apegada ao trabalho tenta seguir a marcha do capitalismo no Brasil.
Autor: Geraldo Hasse
Editora: Céu e Terra